Pesquisar na Wikipedia

Resultados da pesquisa

sábado, 13 de abril de 2013

As grandes navegações: Rotas e técnicas de navegação; Planejamento das Navegações


As grandes navegações:


Rotas e técnicas de navegação; Planejamento das Navegações
Navegar nos séculos XV e XVI era uma tarefa muito arriscada, principalmente quando se tratava de mares desconhecidos. Era muito comum o medo gerado pela falta de conhecimento e pela imaginação da época. Muitos acreditavam que o mar pudesse ser habitado por monstros, enquanto outros tinham uma visão da terra como algo plano e , portanto, ao navegar para o "fim" a caravela poderia cair num grande abismo.
Dentro deste contexto, planejar a viagem era de extrema importância. Os europeus contavam com alguns instrumentos de navegação como, por exemplo: a bússola, o astrolábio e a balestilha. Estes dois últimos utilizavam a localização dos astros como pontos de referência.
Também era necessário utilizar um meio de transporte rápido e resistente. As caravelas cumpriam tais objetivos, embora ocorressem naufrágios e acidentes. As caravelas eram capazes de transportar grandes quantidades de mercadorias e homens. Numa navegação participavam marinheiros, soldados, padres, ajudantes, médicos e até mesmo um escrivão para anotar tudo o que acontecia durantes as viagens.

            


3 comentários:

  1. Olá amigo...
    Preciso de vídeos sobre as Grandes navegações...
    onde consigo???

    ResponderExcluir
  2. Tenho aqui... é só deixar e e-mail mais prático que envio pra vc!

    ResponderExcluir