Pesquisar na Wikipedia

Resultados da pesquisa

quinta-feira, 25 de abril de 2013

O Brasil Antes de Cabral - A Pré- História Brasileira


O Brasil Antes de Cabral - A Pré- História Brasileira


O homem desde os tempos mais remotos sempre teve espírito aventureiro e descobridor, não foi assim que evoluímos? Assim desde os primeiros tempos na terra ele caminhava em busca de terras melhores, de um lugar melhor para o plantio, de uma terra em que pudesse sobreviver. Assim animava – se em percorrer longas distâncias, era nômade, queria se tornar sedentário. Assim ele caminhou muito para chegar à América pelo Estreito de Bering. 

Uma das pessoas preocupadas em desvendar o aparecimento do homem na América é a arqueóloga brasileira, Niéde Guidon que , desde 1973, trabalha no sítio arqueológico de Pedra Furada no Piauí, tentando encontrar vestígios de homens pré – históricos no local. Assim, para ela o homem está na América há 50 mil anos; caso esteja certa, a teoria do Estrito de Bering poderá ser contestada. Mas é necessário, ainda, fazer várias pesquisas para comprovar isso. 

Os primeiros habitantes da Terra Brasilis eram caçadores e coletores, estes sabiam fazer inúmeros instrumentos, tamanha é a variedade de instrumentos encontrados: pontas de lança agulhas, anzóis, arco, flecha, etc.


No litoral brasileiro, do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo é encontrado uma série de restos arqueológicos, chamados de sambaquis, palavra de origem tupi que significa “montes de mariscos”; estes são volumosos montes de conchas e esqueletos de peixe, misturados a objetos de pedras que costumam ter cerca de 30 metros de altura, formando um grande depósito. 

Estudando os sambaquis, os arqueólogos descobrem diversos aspectos da vida desses povos, por exemplo: viviam em aldeias, alimentavam – se de peixes e moluscos, coletavam frutos, e caçavam. Como sabemos todo povo evolui, por isso faz a História. No Brasil, por volta de 4 mil anos, aparecem duas grandes inovações culturais: a agricultura e a cerâmica. 

Entre os povos que praticavam a agricultura e a cerâmica, destacam-se os tupis – guaranis, que em 1500, passam a ter contato com o branco descobridor, que se tornou para eles uma grande calamidade, interrompendo seu processo de evolução, iniciando o processo de extermínio..

Nenhum comentário:

Postar um comentário